Rússia ameaça expulsar diplomatas americanos em meio a eleições presidenciais
A Rússia ameaça expulsar diplomatas americanos acusados de interferência em seus assuntos internos.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou nesta quinta-feira (7) que convocou Lynne Tracy, embaixadora dos Estados Unidos em Moscou, para comunicá-la sobre uma possível expulsão de diplomatas americanos. A decisão é justificada pela alegada interferência destes diplomatas nos assuntos internos russos.
Aviso pré-eleição na Rússia
A emissão do alerta russo ocorreu antes das eleições presidenciais de 15 a 17 de março, nas quais o presidente Vladimir Putin, que comanda o governo russo por mais de duas décadas, é apontado como certo vencedor, a menos que algo inesperado aconteça.
Acusações de interferência
O Ministério das Relações Exteriores declarou em um comunicado que estará observando possíveis “ações subversivas e disseminação de informações” relacionadas às eleições e à chamada “operação militar especial” na Ucrânia. O órgão russo afirma que comportamentos deste tipo serão “firmemente e resolutamente suprimidos”, podendo resultar até mesmo na expulsão de funcionários da Embaixada dos Estados Unidos envolvidos nestas ações, categorizados como ‘persona non grata’.
A Embaixada dos EUA, por sua vez, informou que não tem nenhum comentário imediato a fazer sobre as acusações.
Suspensão do apoio a ONGs
O ministério russo também exigiu que a Embaixada dos EUA cesse o suporte financeiro a três organizações sem fins lucrativos americanas. Segundo a Rússia, essas entidades executam “programas antirrussos” no país, com o objetivo de “recrutar ‘agentes de influência’ sob o pretexto de intercâmbios educacionais e culturais”. Esta seria mais uma demonstração da crescente tensão política entre os dois países.
A decisão da Rússia de advertir a embaixada americana sobre uma possível expulsão de diplomatas é um exemplo das dificuldades crescentes nas relações entre Washington e Moscou. Resta aguardar os próximos desenvolvimentos desta tensa situação internacional.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)