Rússia agenda nova reunião sobre Ucrânia no Conselho de Segurança
A delegação da Rússia, que na segunda-feira (31) votou contra a realização de um debate público sobre a situação da Ucrânia no Conselho de Segurança da ONU, agora pautou ela própria uma reunião sobre o mesmo assunto...
A delegação da Rússia, que na segunda-feira (31) votou contra a realização de um debate público sobre a situação da Ucrânia no Conselho de Segurança da ONU, agora pautou ela própria uma reunião sobre o mesmo assunto.
O encontro está marcado para o próximo dia 17. O cronograma mensal do conselho é publicado no site da ONU. A Rússia exerce em fevereiro a presidência do Conselho de Segurança, que alterna a cada mês entre os membros.
O diplomata Dmitry Polyansky, representante adjunto da Rússia na ONU em Nova York, disse nesta terça (1º) à emissora estatal Rossiya-24 que o conselho vai discutir a implementação dos acordos de Minsk. Os textos, assinados em 2014 e 2015 – depois da anexação da Crimeia – fracassaram em por fim ao conflito.
Em fevereiro de 2015, o Conselho de Segurança aprovou resolução pedindo às partes envolvidas a implementação dos acordos de Minsk, o que será usado como argumento pelos russos.
“Naturalmente, vamos insistir fortemente que os acordos de Minsk devem ser implementados”, disse Polyansky à emissora, segundo a agência russa Tass.
Em 2015, a então embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Samantha Power, disse que era irônico que a Rússia tinha chamado uma reunião para adotar uma resolução sobre um conflito que ela mesma abasteceu.
Uma das medidas previstas nos acordos de Minsk é a “retirada de todas as armas pesadas por ambos em lados por distâncias iguais, de forma a criar uma zona de segurança de pelo menos 50 km de distância um do outro”.
Em julho deste ano o Brasil vai exercer a presidência do Conselho de Segurança.
Leia mais:
Pentágono anuncia reforços militares para Alemanha, Polônia e Romênia
Rússia perde votação e Conselho de Segurança prossegue debate sobre Ucrânia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)