Roubo de bandeiras e protestos anti-Macron nos 80 anos do Dia D
Manifestantes roubaram bandeiras oficiais e grafitaram slogans anti-Macron, em Plumelec, na Bretanha, cidade que se prepara as comemorações do 80º aniversário do Dia D
Manifestantes roubaram bandeiras oficiais e grafitaram slogans anti-Macron, em Plumelec, na Bretanha, cidade que se prepara as comemorações do 80º aniversário do Dia D.
O presidente francês era esperado na manhã de quarta-feira, 5 de junho, para homenagear os heróis do Dia D do Serviço Aéreo Especial no 80º aniversário do desembarque na praia da Normandia.
Plumelec foi onde o primeiro soldado aliado da campanha foi morto pelas tropas alemãs em 6 de junho de 1944, após saltar de paraquedas vindo da Inglaterra.
Um porta-voz da prefeitura confirmou que “todas as bandeiras” que seriam usadas na cerimônia foram roubadas na terça-feira. Pichações também apareceram em um importante ponto de ônibus, fazendo referência ao presidente da França.
“Macron Fora” estava entre as mensagens ainda claramente visíveis após o vandalismo, junto a “Isto não é França” e “A Bretanha não está à venda”.
Descrevendo o roubo e o vandalismo como “chocantes e deploráveis”, o porta-voz da Câmara Municipal de Plumelec acrescentou: “A videovigilância foi visualizada e permitirá identificar os autores destes atos inaceitáveis. Os responsáveis serão processados e punidos, sejam eles adultos ou menores.”
Quando foi lançado um inquérito criminal, os suspeitos incluíam patriotas da Bretanha que se opunham a que a sua região fosse governada a partir de Paris.
A visita de Macron a Plumelec continuará, e ele fará um discurso recordando a bravura dos soldados franceses. Eles foram dos primeiros a entrar na Bretanha como parte da Operação Overlord, a operação aliada para iniciar a libertação da França.
A primeira vítima letal foi o cabo Emile Bouétard, 28 anos, um francês que havia concluído um curso na Escola de Treinamento de Paraquedistas em Ringway, Manchester. Sua missão era atrasar o reforço alemão sendo transferido da Bretanha para o começo da ponte da Normandia.
O roubo e o vandalismo em Plumelec ocorrem apesar de uma vasta operação de segurança que se desenrola na Bretanha e na Normandia, a tempo das comemorações do Dia D.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)