“Revoluções coloridas” devem ser evitadas, diz Xi Jinping
O líder chinês Xi Jinping afirmou nesta sexta-feira (16) que o mundo entrou em um novo período de turbulência e que os líderes da Ásia Central devem impedir que as potências estrangeiras incentivem “revoluções coloridas”...
O líder chinês Xi Jinping afirmou nesta sexta-feira (16) que o mundo entrou em um novo período de turbulência e que os líderes da Ásia Central devem impedir que as potências estrangeiras incentivem “revoluções coloridas”.
Diante de 14 chefes de Estado, incluindo Vladimir Putin, no fórum da Organização de Cooperação de Xangai, que acontece no Uzbequistão, o presidente chinês disse que os países vizinhos devem “apoiar os esforços uns dos outros para salvaguardar os interesses de segurança” da região.
“Devemos apoiar os esforços uns dos outros para salvaguardar os interesses de segurança e desenvolvimento, impedir que forças externas organizem revoluções coloridas e nos opor conjuntamente à interferência nos assuntos internos de outros países sob qualquer pretexto”, afirmou Xi Jinping.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, tem repetido que os Estados Unidos estão tramando revoluções semelhantes às que varreram do poder as elites estabelecidas em lugares como a Ucrânia.
Surgido nos anos 2000, o termo “revolução colorida” foi criado para se referir às revoltas realizadas em países da antiga União Soviética contra governos alinhados a Moscou. Na ocasião, cada movimento foi associado a uma cor, como o rosa na Geórgia, em 2003, e o laranja na Ucrânia, em 2004.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)