Repressão em Cuba força dissidentes a ficarem em casa
Vários dissidentes em Cuba foram presos até as primeiras horas da tarde desta segunda-feira (15), para evitar que eles saíssem às ruas em uma manifestação cuja realização foi proibida pela ditadura...
Vários dissidentes em Cuba foram presos até as primeiras horas da tarde desta segunda-feira (15), para evitar que eles saíssem às ruas em uma manifestação cuja realização foi proibida pela ditadura, informa a Folha. Ao todo, segundo a Crusoé, foram registradas mais de 200 detenções.
No Twitter, a youtuber e influencer Dina Stars —que foi presa em julho, nos protestos anteriores contra o regime (foto)— reuniu durante o dia depoimentos dos que estavam tentando sair para participar das manifestações.
“Se não pudermos sair para protestar hoje, não é porque as causas não são importantes, mas sim que nos estão encurralando, fazendo demonstrações de força nas ruas, desfilando com carros militares, vigiando nossas casas”, afirmou Dina a um grupo virtual com a participação de jornalistas.
Ativistas e jornalistas relataram também que a internet esteve instável nos últimos dias, impedindo a comunicação. A maioria conta que suas casas foram alvo de manifestações de grupos pró-governo.
“O Exército armado está circulando, também os Boinas Negras circulam desde ontem. As casas dos principais líderes do protesto estão cercadas. Se não houver protesto, é por pura intimidação”, escreveu a blogueira e ativista Yoani Sánchez.
“É impressionante como o governo se armou para derrubar até um simples smartphone da mão de um adolescente que estiver na rua em Havana hoje”, acrescentou ela.
LEIA AQUI a reportagem de Duda Teixeira na Crusoé; assine a revista e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)