Relatório detalha turbulência severa em voo para Singapura
O incidente com um avião da Singapore Airlines deixou pelo menos 80 pessoas feridas, além de uma pessoa morta
Um relatório preliminar divulgado pelo Bureau de Investigação de Segurança de Transportes de Cingapura (TSIB) revelou informações importantes sobre a turbulência extrema vivenciada pelo voo da Singapore Airlines, que resultou em um pouso de emergência em Bangcoc. O incidente ocorreu em 20 de maio e deixou pelo menos 80 pessoas feridas, além de uma vítima fatal.
De acordo com o relatório, o voo SQ321 partiu de Londres e estava seguindo um caminho de voo normal até a ocorrência da turbulência. Os resultados preliminares da investigação indicam que a força gravitacional (G-force) a bordo da aeronave flutuou entre +0,44G e +1,57G ao longo de 19 segundos, causando vibrações iniciais antes da turbulência extrema.
Turbulência causou queda de 54 metros em quatro segundos
Segundo reportagem do O Globo, o relatório também aponta que a aeronave experimentou uma mudança rápida na força gravitacional, aumentando cerca de três pontos em apenas quatro segundos, resultando em uma queda de 54 metros. Essa mudança repentina provocou levantamento dos ocupantes que não estavam presos aos cintos de segurança e posterior queda.
Além disso, foi constatado que a aeronave teve um aumento não comandado na altitude para 37.362 pés, provavelmente devido a uma corrente ascendente. O piloto automático tentou corrigir o erro inclinando a aeronave para baixo. No entanto, as mudanças rápidas na força gravitacional resultaram em uma queda de altitude de 178 pés (54 metros), antes que a aeronave conseguisse estabilizar-se novamente.
Situação na cabine da aeronave
O papel da tripulação durante o incidente foi fundamental para acalmar os passageiros e organizar a cabine após o caos. Os pilotos desengataram o piloto automático e controlaram manualmente a aeronave por 21 segundos, garantindo um pouso seguro.
Após o incidente, os feridos foram prontamente atendidos nos hospitais Samitivej Srinakarin e Samitivej Sukhumvit, em Bangcoc. Os pacientes estão nas UTIs e incluem pessoas procedentes da Austrália, Reino Unido, Hong Kong, Malásia, Nova Zelândia, Singapura e Filipinas.
Antes da turbulência severa, dados de satélite mostraram que uma forte tempestade começou a se formar nas altitudes mais elevadas. Isso indica que a atmosfera na região estava se tornando instável. Além disso, o avião estava se movendo em direção a outras tempestades ao longo da costa de Mianmar.
Emergência
No momento do ocorrido, o comandante declarou emergência e realizou um pouso não programado em Bangkok. Os passageiros que não sofreram ferimentos foram deslocados para um salão do aeroporto para aguardar atendimento e novas instruções.
A investigação sobre o incidente ainda está em andamento para determinar as causas exatas da turbulência extrema. As autoridades competentes estão analisando minuciosamente todos os dados disponíveis para entender como essa situação pode ser evitada no futuro e garantir a segurança dos passageiros.
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