Relação com EUA é a pior em décadas, diz chanceler da China
O chefe da diplomacia chinesa, Qin Gang, disse neste domingo (18) à imprensa estatal do país que a cooperação entre a China e os Estados Unidos vive...
O chefe da diplomacia chinesa, Qin Gang, disse neste domingo (18) à imprensa estatal do país que a cooperação entre a China e os Estados Unidos vive seu ponto mais baixo em décadas.
Qin admitiu que Taiwan representa “a maior ameaça” às boas relações entre Pequim e Washington. O ministro chinês, como mostramos, reuniu-se mais cedo com o secretário de Estado americano, Antony Blinken.
“A questão de Taiwan é a questão fundamental dos interesses superiores da China, a questão mais importante nas relações entre a China e os EUA e o maior perigo”, afirmou.
Disse ainda que as relações entre os dois países “estão no seu ponto mais baixo” desde o estabelecimento das relações diplomáticas, acrescentando que a situação não responde aos “interesses fundamentais dos dois povos”.
Depois da reunião, que durou cerca de cinco horas e meia, Blinken e Qin concordaram na realização de um novo encontro, em breve, nos Estados Unidos.
“O secretário de Estado americano convidou o ministro das Relações Exteriores chinês para se deslocar a Washington para mais conversas e ambos concordaram em agendar uma visita recíproca num momento adequado para ambos”, disse o porta-voz da diplomacia dos EUA, Matthew Miller.
A visita de Blinken estava inicialmente prevista para fevereiro, após encontro entre Joe Biden e o presidente chinês, Xi Jinping, mas foi cancelada em cima da hora depois que Washington afirmou ter detectado um balão de espionagem chinês sobre o território americano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)