Quem será o próximo primeiro-ministro da França?
Emmanuel Macron pretende aceitar a demissão do seu primeiro-ministro, Gabriel Attal, esta terça-feira, 16 de julho, após o último Conselho de Ministros. Veja alguns nomes que podem substituí-lo
Macron ganhou tempo esta semana ao manter o atual governo do primeiro-ministro Gabriel Attal no cargo enquanto as negociações decorriam. No entanto, Attal deu a entender que pretende sair já na próxima semana para assumir o seu lugar como deputado e liderar o grupo parlamentar do partido Renascença de Macron.
Segundo a Franceinfo, Emmanuel Macron pretende aceitar a demissão do seu primeiro-ministro, Gabriel Attal, esta terça-feira, 16 de julho, após o último Conselho de Ministros.
Ele teria esclarecido isso durante uma reunião no Eliseu na presença de Gérald Darmanin, Élisabeth Borne e Gabriel Attal, segundo o Le Figaro.
Attal apresentou a sua demissão pela primeira vez no dia seguinte à segunda volta das eleições legislativas antecipadas, na segunda-feira, 8 de julho. O chefe de Estado recusou, pedindo-lhe que continuasse no seu papel “por enquanto para garantir a estabilidade do país”.
Quais os nomes cotados para o cargo?
Os partidos franceses estão envolvidos em intensas negociações para formar um governo depois de os eleitores terem eleito, na semana passada, o parlamento mais fragmentado da história do pós-guerra do país.
O Presidente Emmanuel Macron apelou a um amplo “pacto de governo” que excluiria o Rassemblent National (RN), considerado de extrema direita e La France Insoumise (LFI), considerado de extrema esquerda.
O bloco de esquerda Nouveau Front Populaire (NFP), que inclui a LFI, liderado por Jean-Luc Melénchon, tem resistido até agora às tentativas dos centristas de Macron de eliminar os seus membros mais moderados.
O NFP afirma ter direito ao cargo de primeiro-ministro depois de ter ficado em primeiro lugar na votação de domingo, com 180 assentos na assembleia. Na quinta-feira, 11 de julho, porém, os partidos do NFP ainda não tinham se entendido sobre o seu candidato a primeiro-ministro.
A aliança centrista Ensemble de Macron também está dividida sobre a estratégia a seguir. O presidente francês deve designar o primeiro-ministro, mas a Constituição não especifica como, nem estabelece um calendário.
Dentre alguns nomes cotados estão Olivier Faure, 55 anos, líder do Partido Socialista, de centro-esquerda; Gérald Darmanin, 41 anos,Ministro desde o início do primeiro mandato de Macron em 2017; François Bayrou, um dos primeiros aliados de Macron; Xavier Bertrand, 59 anos, foi ministro da Saúde e do Trabalho de Jacques Chirac e Nicolas Sarkozy
Se Macron estiver num impasse, poderá escolher um governo tecnocrata enquanto este puder sobreviver a um voto de desconfiança. Seria a primeira vez na França moderna. Um governo tecnocrata teria uma capacidade de ação mais limitada, pelo que deverão ser esperadas poucas reformas importantes.
Leia mais: A França tomba nas mãos da extrema esquerda e do Islã
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)