Quem Lula levou em comitiva para Nova York?
O petista levou pelo menos 100 pessoas, entre autoridades e assessores, para acompanhá-lo na 79ª reunião da Assembleia-Geral da ONU
O presidente Lula (PT) levou pelo menos 100 pessoas, entre autoridades e assessores, para acompanhá-lo na 79ª reunião da Assembleia-Geral da ONU, que acontece em Nova York, nos Estados Unidos.
Os números foram reunidos pelo Estadão, com base em dados do Diário Oficial da União (DOU) e do Painel de Viagens do Ministério da Gestão e Inovação, e confirmados pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom).
Além da primeira-dama Janja, acompanham o petista os ministros Mauro Vieira, do Itamaraty, Marina Silva, do Meio Ambiente, Fernando Haddad, da Fazenda, Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas, Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, e Vinícius Marques de Carvalho, da CGU.
O assessor especial de Lula para assuntos internacionais, Celso Amorim, também integra a comitiva brasileira.
Leia mais: Lula ignora Venezuela, defende Cuba e ataca Israel na ONU
Os gastos da comitiva
Segundo o Painel de Viagens do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, a comitiva brasileira em Nova York gastou, até o momento, pouco mais de 750 mil reais.
Das 100 pessoas que integram o grupo, no entanto, apenas 15 tiveram os valores disponibilizados no painel, incluindo diárias e passagens.
Por enquanto, o maior valor pertence à ministra Esther Dweck, que gastou pelo menos 61 mil reais na viagem.
Foram 45.851,90 reais apenas com as passagens aéreas, adquiridas em 14 de agosto por uma agência de viagens licitada.
“Importante ressaltar que nesta época do ano as passagens para Nova York são mais caras em virtude da alta demanda”, afirmou, em nota, o Ministério da Gestão.
As maiores delegações
A maior delegação do Palácio do Planalto pertence ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), com 31 pessoas.
O Gabinete Pessoal da Presidência e a Secretaria de Comunicação da Presidência enviaram 16 pessoas cada para Nova York.
A lista inclui pelo menos três assessores de Janja: Edson Antonio Moura Pinto, Julia Camilo Fernandes Silva e a assessora de imprensa Taynara Pretto Tenório da Cunha.
Leia mais: A ignorância reiterada de Lula sobre o Oriente Médio
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)