Quem foi Sebastián Piñera, ex-presidente chileno que morreu em acidente de helicóptero
Sebastián Piñera, ex-presidente e renomado empresário do Chile, morreu tragicamente em um acidente de helicóptero.
Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, morreu nesta terça-feira (06) em um acidente de helicóptero. O acidente aconteceu em Lago Ranco, na região central do Chile. O helicóptero caiu nas águas, e Piñera não conseguiu sair da aeronave.
Biografia de Sebastián Piñera
Nascido em Santiago em 1949 em uma família de classe média, Sebastián Piñera foi o terceiro dos cinco filhos de Magdalena Echenique e José Piñera, um engenheiro e diplomata que participou da fundação da Democracia Cristã.
Piñera se formou em Engenharia Comercial na Universidade Católica do Chile e cursou mestrado e doutorado em Economia na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, onde também foi professor assistente. Também deu aula em universidades chilenas. Foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Mundial e trabalhou na Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal).
Carreira política de Sebastián Piñera
Piñera ingressou na carreira política em 1990, quando foi eleito senador, com uma candidatura independente. Depois, ingressou no partido Renovação Nacional. Em 1993, o partido considerou lançar Piñera como candidato presidencial, mas desistiu após vir à tona um escândalo envolvendo o então senador. No caso, que ficou conhecido como “Piñeragate”, Piñera foi pego em escutas telefônicas pedindo para que fosse privilegiado em um debate.
Sebastián Piñera foi candidato presidencial em 2005 após presidir o partido Renovação Nacional entre 2001 e 2004, mas perdeu no segundo turno para Michelle Bachelet com 46,5% dos votos. Nas eleições seguintes, ele se candidatou novamente e foi então eleito com 51,61% dos votos, contra o ex-presidente Eduardo Frei.
Piñera como empresário
Além de político, Piñera também era empresário. Fundou sua primeira empresa, a construtora Toltén, na década de 1970, vendida mais tarde por US$ 2 milhões, segundo o jornal “El Mercúrio”. Em 1978 o empresário conseguiu a representação no Chile para os cartões de crédito Visa e Mastercard e, então, criou o Bancard.
Piñera foi gerente-geral dos bancos Talca e Citicorp-Chile, presidente da Apple no Chile e acionista de algumas empresas, entre elas a Lan Chile (agora Latam, após a fusão com a brasileira TAM). Em 2004, comprou a TV Chilevisión e foi o maior acionista da empresa controladora do time de futebol Colo-Colo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)