“Que culpa tem a Ucrânia?”, diz representante no Brasil a Lula
O encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach (foto), rebateu nesta quinta-feira (5) as declarações de Lula sobre a guerra no país do Leste Europeu, provocada pela invasão da Rússia...
O encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach (foto), rebateu nesta quinta-feira (5) as declarações de Lula sobre a guerra no país do Leste Europeu, provocada pela invasão da Rússia.
Em entrevista à revista americana Time, o petista afirmou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, era “tão responsável” pela guerra quanto o invasor, Vladimir Putin.
“Considero que é impossível comparar a responsabilidade do agressor e a da vítima. Que culpa tem a Ucrânia de querer ser independente de outros países e tomar as decisões sobre sua política externa e desenvolvimento do país?”, questionou Tkach.
O diplomata ucraniano também rebateu outras bobagens de Lula, como dizer que Zelensky “quis a guerra” com os russos e que ele parecia fazer “parte de um espetáculo”.
Segundo Tkach, as aparições do presidente, tanto no Parlamento quanto na mídia, ajudam a Ucrânia a conseguir o apoio de outros países, seja para aumentar as sanções contra a Rússia, seja para obter apoio financeiro e bélico. “Se o agressor não quiser terminar a guerra, a Ucrânia tem que se defender para poder continuar a existir.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)