Putin presenteia Kim Jong-Un com luxuosa limusine
Putin aprofunda laços com a Coreia do Norte ao presentear o líder Kim Jong Un com uma luxuosa limusine Aurus, reforçando as relações entre as duas nações
Vladimir Putin, presidente da Rússia, presenteou Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte, com uma luxuosa limusine Aurus russa. A informação foi confirmada nessa terça-feira pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Presente originado de visita à Rússia
A decisão foi fruto de uma visita que o líder norte-coreano fez à Rússia em setembro de 2023, quando Putin mostrou a Kim uma das limusines blindadas que usa para deslocamentos. Durante o passeio no cosmodromo Vostochny, Kim aparentou gostar do veículo. “Quando o líder da Coréia do Norte estava no cosmodroma Vostochny, ele olhou para este carro, Putin mostrou a ele pessoalmente, e como muitas pessoas, Kim gostou deste carro,” disse Peskov.
Estreitar laços com nações hostis aos EUA
A Rússia tem fortalecido as relações com a Coréia do Norte e outros países hostis aos Estados Unidos, como o Irã, desde o início da guerra com a Ucrânia – relações que são fonte de preocupação para o Ocidente. Os Estados Unidos acusaram a Coreia do Norte de fornecer à Rússia munições de artilharia e mísseis usados na Ucrânia. Moscou e Pyongyang negam as acusações dos EUA, mas no ano passado prometeram aprofundar as relações militares.
Recepção do presente na Coreia do Norte
A limusine russa foi entregue aos principais assistentes de Kim pelo lado russo em 18 de fevereiro, disse a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA. Segundo a agência, Kim agradeceu “cortesmente” a Putin pela lembrança, interpretada como um sinal claro das relações pessoais especiais entre os dois líderes.
Reação da Coreia do Sul
O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul disse que está monitorando de perto a cooperação entre Rússia e Coreia do Norte, instando ambos os países a cumprir as resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Sob essas resoluções, é proibido o fornecimento, venda ou transferência indireta de todos os veículos de transporte considerados de luxo à Coréia do Norte.
Kim Jong Un e sua predileção por automóveis de luxo
Kim Jong Un é conhecido por ser um apaixonado por automóveis de luxo e possui uma extensa coleção desses veículos, provavelmente contrabandeados. Em seu acervo, estão modelos como várias limusines Mercedes, um Rolls-Royce Phantom e um Lexus SUV, que estão enquadrados como bens de luxo proibidos de serem exportados para a Coréia do Norte pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Ao visitar o cosmodroma Vostochny, Kim chegou dirigindo uma limusine Maybach que havia sido transportada em um trem especial direto de Pyongyang.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)