Putin admite que sistema antiaéreo russo operava durante queda de avião
Ditador russo pediu desculpas ao presidente do Azerbaijão pela queda de aeronave da Azerbaijan Airlines
O ditador russo Vladimir Putin (foto) pediu desculpas neste sábado, 28 de dezembro, ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, pela queda do voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines, que matou 38 pessoas.
Em uma conversa telefônica, Putin admitiu que o sistema de defesa aérea russo estava ativo no momento do acidente, ocorrido na última quarta-feira, quando a aeronave tentava pousar no aeroporto de Grozny, na Chechênia.
A aeronave, que partiu de Baku com destino a Grozny, foi forçada a realizar um pouso de emergência no Cazaquistão após desviar da rota devido à interferência do sistema de defesa aéreo russo.
A Rússia alegou que a defesa aérea estava repelindo ataques de drones ucranianos, e o avião teria sido confundido com uma dessas aeronaves. O Kremlin expressou condolências às vítimas e suas famílias, mas não forneceu detalhes sobre se o avião foi atingido por mísseis russos.
Enquanto o Azerbaijão investiga “interferência externa e técnica”, as autoridades russas, cazaques e americanas afirmam que o avião foi atingido por um sistema de defesa russo, possivelmente o Pantsir-S, que confundiu o avião com drones.
A investigação segue em andamento, e a Azerbaijan Airlines suspendeu seus voos para várias cidades russas por questões de segurança.
A Ucrânia, por sua vez, não se pronunciou oficialmente, mas um oficial ucraniano responsabilizou a Rússia pelo incidente, alegando que o espaço aéreo deveria ter sido fechado para evitar a tragédia.
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Guerra na Ucrânia
O acidente pode estar relacionado com a guerra da Rússia contra a Ucrânia. Especialistas militares, jornalistas e especialistas em aviação acreditam que é plausível que o avião, que decolou da capital do Azerbaijão, Baku, tenha sido atingido por mísseis antiaéreos russos quando se aproximava do seu destino original, Grozny.
Grozny é a capital da república russa da Chechênia.
Quando o avião não foi autorizado a pousar em Grozny, os pilotos tiveram que mudar para Aktau. Eles voaram com a aeronave, que aparentemente estava se tornando cada vez mais difícil de controlar, sobre o Mar Cáspio por mais uma hora.
Voo J2 8243
Durante a manobra de pouso, uma das asas tocou o solo, quando o tanque de querosene explodiu, o avião tombou e a fuselagem se partiu. A parte frontal foi totalmente destruída pelas chamas, a traseira foi poupada.
Dos 62 passageiros e 5 tripulantes, 29 pessoas sobreviveram. Eles estavam na parte traseira da aeronave no momento do impacto. Os mortos e feridos vêm da Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão e Quirguistão. Uma menina sobrevivente pode ser cidadã alemã.
As comunicações de rádio com a torre em Grozny publicadas na mídia russa e cazaque mostram que os pilotos perderam o sinal GPS e não conseguiram mais se orientar. Eles também relataram forte impacto de um objeto na parte traseira da aeronave.
Como resultado, a pressão do ar na cabine caiu e o controle da aeronave ficou cada vez mais prejudicado. Aparentemente, as tentativas de desviar para os aeroportos mais próximos de Mineralniye Vody ou Makhachkala não foram permitidas.
Os pilotos seguiram então para o aeroporto de Aktau, que ficava mais distante. Os últimos minutos do voo estão documentados em vídeo. Os pilotos tentaram repetidamente manter o avião no ar.
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