Protesto dos agricultores na Índia: uma luta de Pipas Vs Drones
Acompanhe a inovadora luta dos agricultores indianos! Usando pipas contra drones, eles protestam por preços mais justos em suas culturas.
Agricultores indianos em protesto estão utilizando uma arma improvável contra as tecnologias avançadas das forças de segurança que tentam dispersá-los: eles soltam pipas para enlaçar drones policiais que carregam latas de gás lacrimogêneo.
Marcha até Delhi
Nos últimos dois dias, milhares de agricultores travaram batalhas com as forças de segurança aproximadamente 200 km ao norte de Delhi. A polícia interrompeu a marcha “Delhi Chalo” (Vamos a Delhi), na qual os agricultores exigem que o governo ofereça preços mais altos para suas culturas. Na quinta-feira, representantes dos sindicatos dos agricultores se encontraram com autoridades governamentais na tentativa de alcançar uma solução.
Engenhosidade agrícola em ação
Os agricultores trouxeram seus tratores e caminhões para o protesto e os utilizaram, junto com outros equipamentos agrícolas, como medidas dissuasivas à ação policial. Sacos de vegetais de juta são embebidos em água e usados para conter as latas de gás lacrimogêneo, enquanto sopradores dispersam os vapores. Além das pipas, os agricultores dispõem de estilingues e sinalizadores para disparar contra os drones.
Veteranos na linha de frente
“Muitas pessoas neste movimento são veteranos das forças armadas, policiais ou de outras forças, e estão sugerindo idéias sobre como minimizar os danos”, declarou Sarvan Singh Pandher, secretário geral do Punjab Kisan Mazdoor Sangharsh Committee.
Karampal Singh, um manifestante de 23 anos, afirmou que a polícia estava “forçando” os agricultores a agir desta forma. “Deixem-nos fazer o que quiserem, nós encontraremos uma solução”, disse ele.
As táticacas inovadoras da Polícia
A polícia, por sua vez, também está utilizando táticas inovadoras. Foi relatado pela mídia local que esta é a primeira vez que as forças de segurança utilizam drones para lançar latas de gás lacrimogêneo. Junto aos tradicionais sacos de areia e fios de arame farpado, a polícia escavou tiras das estradas para a capital e pregou pregos em alguns trechos, a fim de impedir a passagem de veículos.
A polícia de Haryana, estado que os agricultores precisam atravessar para chegar a Delhi, alegou que “arranjos abrangentes” foram feitos para garantir a aplicação da lei. “Câmeras de segurança e drones também estão sendo usados para ajudar a monitorar elementos mal-intencionados e infratores”, afirmou Manisha Chaudhary, alta oficial da polícia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)