A proposta de EUA, Egito e Catar sobre cessar-fogo em Gaza
Nações ocidentais e árabes têm se envolvido em uma onda de diplomacia nos últimos dias em uma tentativa de conter o Irã e o Hezbollah e pressionar Israel e o Hamas a concordarem com o acordo de entrega de reféns e cessar-fogo
Os EUA, o Catar e o Egito apresentaram uma proposta que visa preencher as lacunas entre Israel e o Hamas após meses de impasse nas negociações para encerrar a guerra em Gaza e garantir a libertação dos reféns israelenses.
Após dois dias de negociações difíceis em Doha envolvendo chefes de espionagem dos EUA e de Israel e altos funcionários do Catar e do Egito, os mediadores disseram que se reuniriam no Cairo antes do final da próxima semana com o objetivo de concluir o acordo sob os termos apresentados hoje.
As negociações lideradas pelos EUA são vistas como determinantes para garantir um cessar-fogo em Gaza e aliviar as tensões regionais em meio a temores de uma conflagração regional mais ampla, depois que o Irã e o seu aliado, o grupo terrorista libanês Hezbollah prometeram retaliar a eliminação de dois líderes militantes no mês passado.
Nações ocidentais e árabes têm se envolvido em uma onda de diplomacia nos últimos dias em uma tentativa de conter o Irã e o Hezbollah e pressionar Israel e o Hamas a concordarem com o acordo de entrega de reféns e cessar-fogo.
Leia a declaração conjunto na íntegra:
Declaração conjunta de Estados Unidos, Egito e Catar
“Nas últimas 48 horas em Doha, altos funcionários de nossos governos se envolveram em conversas intensivas como mediadores visando concluir o acordo para um cessar-fogo e libertação de reféns e detidos. Essas conversas foram sérias e construtivas e foram conduzidas em uma atmosfera positiva.
Mais cedo hoje em Doha, os Estados Unidos, com o apoio do Egito e do Catar, apresentaram a ambas as partes uma proposta de ponte que é consistente com os princípios estabelecidos pelo Presidente Biden em 31 de maio de 2024 e a Resolução nº 2735 do Conselho de Segurança. Esta proposta se baseia em áreas de acordo na semana passada e preenche as lacunas restantes de maneira que permita uma implementação rápida do acordo.
As equipes de trabalho continuarão o trabalho técnico nos próximos dias sobre os detalhes da implementação, incluindo arranjos para implementar as extensas disposições humanitárias do acordo, bem como detalhes específicos relacionados a reféns e detidos.
Altos funcionários de nossos governos se reunirão novamente no Cairo antes do final da próxima semana com o objetivo de concluir o acordo sob os termos apresentados hoje. Como os líderes dos três países declararam na semana passada, ´Não há mais tempo a perder nem desculpas de nenhuma parte para mais atrasos. É hora de libertar os reféns e detidos, começar o cessar-fogo e implementar este acordo´.
O caminho agora está definido para esse resultado, salvando vidas, levando alívio ao povo de Gaza e aliviando as tensões regionais.”
Leia mais: Esquerdista toma invertida, em Haia, sobre apoio de funcionários da ONU ao Hamas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)