Progressistas franceses não gostaram de ver um Macron viril
"Derrota para o progressismo", "virilidade neopopulista", "olhar determinado": a divulgação de fotos oficiais mostrando Emmanuel Macron batendo em um saco de pancadas gerou polêmica
A divulgação de fotos oficiais mostrando Emmanuel Macron batendo em um saco de pancadas foi recebida com uma mistura de elogios e críticas na França.
As fotos do presidente francês, postadas no Instagram na terça-feira, 19 de março, por seu fotógrafo oficial, Soazig de la Moissonnière, são em preto e branco e mostram o presidente com os dentes cerrados e os bíceps salientes enquanto se exercita.
Usuários das redes sociais rapidamente começaram a compará-lo a Rocky Balboa, enquanto outros questionaram se o momento era oportuno para as imagens, uma vez que Macron apelou à Europa para intensificar a sua resposta à guerra da Rússia contra a Ucrânia.
Alguns disseram que as fotos o mostravam se preparando para enfrentar o presidente Vladimir Putin, ele próprio familiarizado com sessões de fotos destinadas a mostrar suas proezas esportivas.
Putin já foi fotografado pescando, atirando e cavalgando com o peito nu, jogando hóquei no gelo, derrotando seus oponentes no judô e andando em tanques e submarinos
A revista feminina Femme Actuelle descreveu as fotos de forma mais lisonjeira, escrevendo que elas mostravam o “marido de Brigitte Macron” com “um olhar determinado, como se quisesse lutar contra seu oponente… Ele parece bater com tanta força que seus bíceps saltam de baixo da seu camiseta preta.”
A esquerda não gostou
Outros comentaristas expressaram consternação com as imagens.
Éric Anceau, professor de história da Universidade de Lorena, escreveu no X que as fotos faziam “parte da virilidade neopopulista de que alguns líderes gostam hoje, a começar pelo mestre do gênero (até agora) Vladimir Putin”.
A deputada francesa Sandrine Rousseau do partido de esquerda Les Verts (os verdes), republicou uma das fotos com o comentário: “Que derrota para o progressismo. E que pobreza de comunicação política.”
Escrevendo no jornal de esquerda, Libération, Jonathan Bouchet-Petersen disse que as fotos eram uma “escolha de comunicação bastante desanimadora.”
Brigitte Macron revelou no ano passado, numa entrevista ao Paris Match, que o presidente luta boxe duas vezes por semana e que já posou com luvas de boxe para promover exercícios antes dos Jogos Olímpicos de Paris.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)