Príncipe Harry vence caso de escuta telefônica e recebe indenização milionária
Vitória do Príncipe Harry no caso de escuta telefônica contra o Mirror Group Newspapers.
Na última sexta-feira (9), o advogado do Príncipe Harry informou ao Supremo Tribunal de Londres que seu cliente chegou a um acordo referente ao seu processo contra o Mirror Group Newspapers (MGN) por escutas telefônicas e outras atitudes ilegais. Como parte do acordo, o editor concordará em pagar “indenizações substanciais” e custos jurídicos.
Resultado do julgamento
Em dezembro, o tribunal decidiu que Harry tinha sido vítima de recolha ilegal de informações, incluindo escutas clandestinas por parte dos jornalistas dos tablóides Daily Mirror, Sunday Mirror e Sunday People, com o conhecimento dos seus editores.
No entanto, esse julgamento contemplou apenas 33 dos 148 artigos dos quais Harry reclamou, decidindo a seu favor em 15 deles. Segundo David Sherborne, advogado de Harry, o MGN cedeu o restante da reclamação de seu cliente e concordou em pagar outra quantia substancial, além dos custos judiciais do duque de Sussex.
Mudanças na imprensa britânica
“Estava realmente acontecendo tudo o que dissemos que estava ocorrendo no Mirror Group, e até pior, conforme a Corte decidiu em seu julgamento extremamente contundente”, afirmou Harry em um comunicado lido por seu advogado. Ele ainda reiterou que continuaria seu trabalho para trazer melhorias à imprensa britânica.
Depoimento no tribunal e pagamento de indenização
O príncipe foi um dos 100 requerentes que processaram o MGN, incluindo atores, estrelas do esporte, celebridades e pessoas que têm uma conexão com figuras proeminentes.
A princípio, Harry recebeu uma indenização de £140.600 (cerca de $180.700) depois que o juiz concordou que tinha sido ilegalmente alvo de jornalistas do MGN. Agora, com a resolução deste caso, é provável que o MGN venha a pagar mais de £2 milhões para cobrir os custos legais dos reclamantes em seu caso genérico, com um pagamento provisório de £400.000 para as despesas individuais do príncipe.
Harry não estava presente na audiência da última sexta-feira em que o acordo foi divulgado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)