Príncipe Harry perde batalha judicial por segurança no Reino Unido
Entenda a polêmica: Príncipe Harry perde na Alta Corte sobre a questão de sua segurança no Reino Unido.
O príncipe Harry perdeu uma disputa na Alta Corte contra o governo britânico sobre o nível de segurança que lhe é oferecido quando está no Reino Unido. O duque de Sussex não conseguiu revogar a decisão que reduziu seu status de segurança após deixar de ser um membro ativo da família real. A Alta Corte decidiu que a decisão não era ilegal nem irracional. Segundo um porta-voz legal, o príncipe Harry buscará recorrer da decisão e “espera obter justiça”.
Detalhes da disputa na Alta Corte
Os advogados de Harry alegaram que a maneira como a decisão foi tomada foi injusta. O príncipe iniciou o desafio legal depois de ser informado de que não receberia o mesmo grau de proteção financiada pelo público quando no país. O Ministério do Interior britânico disse que sua segurança durante as visitas ao Reino Unido deveria ser decidida caso a caso e declarou na quarta-feira que estava “satisfeito” com a decisão do tribunal.
Contra o desafio do Duque, os advogados do Ministério do Interior disseram à Alta Corte que o príncipe Harry ainda teria segurança policial financiada pelo público, mas essas seriam “arranjos personalizados, especificamente adaptados a ele”, em vez da segurança automática fornecida para membros em tempo integral da família real.
Repercussões da decisão da corte
A decisão poderia ter implicações para as futuras visitas do Duque ao Reino Unido, já que ele argumentou anteriormente que o menor nível de segurança dificultou a vinda de sua família para o país. No ano passado, o príncipe Harry perdeu uma tentativa legal separada de ser autorizado a fazer pagamentos privados para proteção policial quando visitava o Reino Unido, um caso que também se concentrava em preocupações sobre a segurança reduzida desde que deixou de ser um membro ativo da família real.
O futuro de Harry no Reino Unido
Harry, que não estava presente na audiência de dezembro, mora nos Estados Unidos com sua esposa Meghan e seus dois filhos. Suas visitas recentes ao Reino Unido foram breves. A sua relação tensa com sua família também é considerada um dos fatores para a brevidade de suas visitas. Após a decisão, uma porta-voz do Ministério do Interior disse que estava “satisfeito com o veredicto da corte”.
Ela continuou dizendo: “O sistema de segurança de proteção do governo do Reino Unido é rigoroso e proporcional. É nossa política de longa data não fornecer informações detalhadas sobre esses arranjos, pois isso poderia comprometer sua integridade e afetar a segurança dos indivíduos”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)