Presidente do Irã pede “garantias” aos EUA para retomar acordo nuclear
O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, pediu “garantias” de que os Estados Unidos não irão se retirar novamente do acordo nuclear caso seja reativado. Em entrevista à imprensa americana, Raisi disse que continuará apoiando um “acordo bom e justo”, mas que “precisa ser durável”...
O presidente do Irã, Ebrahim Raisi (foto), pediu “garantias” de que os Estados Unidos não irão se retirar novamente do acordo nuclear caso seja reativado. Em entrevista à imprensa americana, Raisi disse que continuará apoiando um “acordo bom e justo”, mas que “precisa ser durável”.
“Tem que haver garantias. Não podemos confiar nos americanos por causa do comportamento que já observamos. Então, se não há garantias, não há confiança”, disse o presidente iraniano à emissora de TV CBS.
Assinado em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China, o acordo sobre o programa nuclear iraniano foi desfeito, em 2018, por Donald Trump, que impôs sanções ainda maiores a Teerã.
Joe Biden é a favor de retomar o acordo, mas o pedido de garantias do Irã é visto pela Casa Branca como um empecilho. O governo americano diz não ser possível garantir o que os próximos presidentes farão sobre o pacto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)