Presidente de El Salvador propõe auxílio ao Haiti para combater a violência
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, propõe auxiliar o Haiti no combate à violência. Saiba mais sobre essa iniciativa e as tensões na região
Em recente interação digital no X, antigo Twitter, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, demonstrou interesse em auxiliar o Haiti no combate à violência. Bukele ressaltou, no entanto, que para tal ação seria necessária “uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, o consentimento do país anfitrião e a cobertura de todas as despesas da missão”.
Conexões pelo antigo Twitter
A manifestação de Bukele ocorreu após um usuário ter postado que “o Haiti entrou em colapso”. Em resposta a outra publicação, que mencionava o líder de gangue haitiano Jimmy Cherizier, apelidado de “Churrasco”, Bukele comparou a situação ao ex-problema vivido em El Salvador, referindo-se a época em que gangues ostentavam “com os crânios de suas vítimas”.
Legado controverso em El Salvador
O presidente salvadorenho, que chama a si mesmo de “o ditador mais legal do mundo”, é conhecido pela postura rígida contra as gangues em seu país. Apesar de diversas vozes críticas, como a Anistia Internacional e a Human Rights Watch, que acusam o governo de violações sistemáticas dos direitos humanos, Bukele defendeu as medidas de segurança que implementou. Posteriormente reconheceu que a Polícia de El Salvador possivelmente cometeu erros na política de segurança.
O Haiti no foco da Comunidade do Caribe e do Mercado Comum (Caricom)
Por sua vez, o Haiti será tema de discussão em uma reunião da Caricom, que ocorre nesta segunda-feira (11), em Kingston, na Jamaica. Entre os presentes, estará o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e a ministra das Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena. No entanto, não foi confirmada a participação do primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry.
Já em 2023, El Salvador havia se oferecido para assessorar o Haiti em maneiras de reduzir as taxas de criminalidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)