Presidente da Ucrânia fala com Biden e reúne Conselho de Segurança Nacional
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), convocou seu Conselho de Segurança e Defesa Nacional e disse ter discutido "os acontecimentos das últimas horas" com o presidente americano, Joe Biden...
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), convocou seu Conselho de Segurança e Defesa Nacional e disse ter discutido “os acontecimentos das últimas horas” com o presidente americano, Joe Biden.
Zelensky referiu-se, claro, ao discurso de Vladimir Putin em que o líder russo reconheceu a independência das regiões separatistas de Donetsk e Lugansk —pró-Rússia, no leste ucraniano— e alegou que a Ucrânia moderna é uma “invenção” russa. A fala, que na prática nega a independência do país vizinho, está sendo vista como prelúdio a uma invasão.
O presidente da Ucrânia disse que também conversará sobre a situação com o premiê britânico, Boris Johnson.
Mais cedo, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na mesma linha adotada por Johnson, descreveu o reconhecimento dos territórios separatistas como “violação flagrante do direito internacional, da integridade territorial da Ucrânia e dos acordos de Minsk”.
Von der Leyen prometeu que “a UE e os seus parceiros reagirão com unidade, firmeza e determinação em solidariedade com a Ucrânia”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)