Presidente da Colômbia troca sete de seus ministros
Gustavo Petro (foto), que tomou posse em agosto do ano passado como presidente da Colômbia, anunciou nesta quarta-feira (26) a troca de sete dos seus ministros, incluindo o da Fazenda, e do diretor do Departamento Administrativo da Presidência...
Gustavo Petro (foto), que tomou posse em agosto do ano passado como presidente da Colômbia, anunciou nesta quarta-feira (26) a troca de sete dos seus ministros, incluindo o da Fazenda, e do diretor do Departamento Administrativo da Presidência.
É a segunda mudança no gabinete do ex-guerrilheiro esquerdista em menos de um ano.
A troca de ministros ocorre em um momento de crise dentro da coalizão que dá sustentação ao governo de Petro. Partidos como o Conservador e o Liberal são contrários ao projeto do presidente para a reforma da saúde no país, que acabou rachando a base aliada.
Entre os ministros trocados estão nomes que Petro levou a seu gabinete como cotas partidárias, com o objetivo de conseguir maioria confortável na Câmara e no Senado —até agora, sem sucesso.
José Antonio Ocampo, que chefiava o Ministério da Fazenda e era bem visto pelos mercados, foi substituído por Ricardo Bonilla, secretário da Fazenda de Bogotá no período em que Petro era o prefeito da capital colombiana. Em suas redes sociais, Bonilla prometeu “manter a estabilidade da economia”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)