Premiê pode usar poderes emergenciais para encerrar protestos antivacina no Canadá
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau (foto), poderá usar poderes emergenciais para encerrar as manifestações antivacina realizadas por caminhoneiros em Ottawa, que estão bloqueando a fronteira com os Estados Unidos...
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau (foto), poderá usar poderes emergenciais para encerrar as manifestações antivacina realizadas por caminhoneiros em Ottawa, que estão bloqueando a fronteira com os Estados Unidos. Ele discutiu o assunto com autoridades do país mais cedo e deve se pronunciar em breve.
A Lei de Emergências, que dá amplos poderes ao governo, só foi utilizada uma vez em tempos de paz, por Pierre Trudeau (pai de Justin), durante a crise de outubro de 1970. Ela permite a suspensão do poder das províncias e autoriza medidas temporárias especiais para garantir a segurança durante emergências nacionais.
Como mostramos, nesse domingo (13), a ponte Ambassador (foto), que liga Windsor (Canadá) e Detroit (EUA), foi reaberta, após quase uma semana fechada devido a um bloqueio realizado por caminhoneiros. Pelo menos 25 manifestantes foram presos.
Os protestos começaram após o Canadá exigir comprovante de imunização contra a Covid aos caminhoneiros que cruzam a fronteira com os Estados Unidos. Os não-vacinados devem entrar em quarentena quando chegam ao país.
Leia também:
Como os protestos de caminhoneiros no Canadá atingem a imagem de Trudeau
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)