Premiê britânico demite presidente do seu partido
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou neste domingo (29) a demissão de Nadhim Zahawi (foto), presidente de seu partido, o Conservador, que tinha a função de ministro sem pasta no seu gabinete...
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou neste domingo (29) a demissão de Nadhim Zahawi (foto), presidente de seu partido, o Conservador, que tinha a função de ministro sem pasta no seu gabinete.
A imprensa britânica havia revelado que Zahawi pagou milhões de libras à Receita para resolver uma disputa de interesse. Houve investigação de uma consultora de ética independente, e ela concluiu que o presidente do partido deveria ter declarado sua situação fiscal —o que ele não fez.
Escreve o Estadão: “O caso dizia respeito à venda de ações do instituto de pesquisa YouGov, fundado por Zahawi em 2000, estimado em 27 milhões de libras esterlinas (US$ 33,4 milhões ou R$ 170,9 milhões), para uma empresa de investimentos, a Balshore Investments, registrada em Gibraltar e vinculada à família Zahawi”.
Em nota divulgada neste domingo, Sunak afirmou que “houve uma violação grave do código ministerial”. “Portanto, comunico a minha decisão de removê-lo de suas funções no governo de Sua Majestade”, acrescentou o premiê.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)