Por que o governo russo tem dificuldade em controlar a internet
O governo da Rússia bloqueou diversas redes sociais como o Facebook, o Twitter e o Instagram na segunda (14), lembra a Crusoé. O governo de Vladimir Putin (foto) alega que essas "organizações extremistas" estão espalhando informações falsas sobre o que o Kremlin chama de "operação militar especial" na Ucrânia...
O governo da Rússia bloqueou diversas redes sociais como o Facebook, o Twitter e o Instagram na segunda (14), lembra a Crusoé. O governo de Vladimir Putin (foto) alega que essas “organizações extremistas” estão espalhando informações falsas sobre o que o Kremlin chama de “operação militar especial” na Ucrânia.
“As restrições afetam principalmente os mais jovens, com menos de 35 anos. ‘Os russos mais velhos costumam se informar pelos três canais principais de televisão, controlados pelo Kremlin, enquanto os mais novos são os que usam mais a internet’ diz Valdir da Silva Bezerra, pesquisador da USP e mestre em relações internacionais pela Universidade Estatal de São Petersburgo, cidade onde mora atualmente. Entre os mais novos, contudo, o uso de VPN é mais disseminado.”
“Com essa rede privada virtual, os computadores conseguem driblar os controles governamentais, assim como ocorre na China e em Cuba. ‘Os mais jovens certamente acabarão conseguindo encontrar um meio para seguir acessando as notícias que querem’, diz Bezerra. Além de escapar dos controles, os mais jovens podem se comunicar facilmente com os russos que já deixaram o país.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)