Por que Mauricio Macri perdeu ontem
Helio Gurovitz resume o motivo da derrota de Mauricio Macri, nas primárias de ontem: "O fracasso econômico da gestão Macri foi o fator central na derrota humilhante de ontem...
Helio Gurovitz resume o motivo da derrota de Mauricio Macri, nas primárias de ontem:
“O fracasso econômico da gestão Macri foi o fator central na derrota humilhante de ontem. Macri foi eleito com a promessa de restabelecer a credibilidade internacional, equilibrar as contas públicas, deter a inflação e retomar o crescimento. Só conseguiu fechar um acordo de US$ 50 bilhões com o Fundo Monetário Internacional (FMI) em junho passado.
Em três dos cinco anos de governo, o Produto Interno Bruto (PIB) encolheu. A estimativa para este ano é de queda de 1,2%. De 25% em 2017, a inflação subiu para 44% na previsão para 2019, bem acima dos 30% previstos no acordo com o fundo. No primeiro semestre, Macri aderiu à demagogia do congelamento para tentar conter os preços.
Apesar da melhora em alguns indicadores fiscais, o governo continua no vermelho. O déficit primário, de 2,6% do PIB em 2018, está estimado em 0,3% para 2019. A dívida pública fechou o ano passado em 87% do PIB. A dívida externa beira os 60%, e a necessidade de financiamento do governo supera 15% do PIB. No último ano, o peso argentino perdeu 35% do poder de compra.”
Que sirva de alerta para quem está contra as reformas, sem aderir ao PT.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)