Polícia prende extremista de esquerda em ferrovia francesa
O homem tinha no seu veículo as chaves de acesso às instalações técnicas da estação ferroviária francesa SNCF. Também foram encontrados um alicate e um conjunto de chaves universais.
Poucos dias depois dos ataques à rede ferroviária francesa, uma pessoa foi detida numa estação ferroviária no norte de França.
O ministro do Interior francês em exercício, Gérald Darmanin, escreveu no X que um ativista de ultraesquerda foi preso no departamento norte de Sena-Marítimo no domingo, 28 de julho.
Segundo o jornal “Le Figaro”, o homem tinha no seu veículo as chaves de acesso às instalações técnicas da estação ferroviária francesa SNCF. Também foram encontrados um alicate e um conjunto de chaves universais.
No entanto, o Ministério Público de Paris não confirmou se a prisão estava relacionada com a investigação dos ataques incendiários que ocorreram no dia da abertura dos jogos olímpicos.
Novos “atos de sabotagem” na França
Cabos de fibra óptica de vários fornecedores franceses de Internet foram danificados em novos “atos de sabotagem” noturnos.
Tais “atos de sabotagem” ocorreram em seis dos 101 departamentos; a capital Paris, onde decorrem atualmente a maioria das competições dos Jogos Olímpicos, não foi afetada, disseram fontes policiais. Fala-se nas redes sociais de interrupções massivas da Internet em todo o país.
A Secretária Executiva de Estado Digital da França, Marina Ferrari, escreveu no X que os danos noturnos estavam afetando os provedores de telecomunicações.
Segundo o secretário de Estado, o acesso local às comunicações por cabo, fixas e móveis está afetado. Eles estão trabalhando para restaurar totalmente os serviços. Ferrari escreveu: “Condeno veementemente estes atos covardes e irresponsáveis”.
O jornal “Le Parisien” noticiou que os fornecedores Bouygues, Free e SFR foram afetados. A SFR relatou vandalismo nas seis áreas entre 1h e 3h da manhã. Os cabos foram cortados. Isto tem impacto nas redes fixas e móveis – incluindo as dos prestadores estrangeiros que utilizam a rede da SFR.
Segundo o jornal, ainda não está claro quantas pessoas foram afetadas pelo incidente. Ninguém ainda assumiu a responsabilidade pelos danos. Ainda não está claro se existe uma ligação entre o novo incidente e o ataque ao trem, no dia da abertura das Olimpíadas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)