Pessoas retornam para casa após a retirada de bomba da Segunda Guerra Mundial em Plymouth
Milhares de moradores de Plymouth, Inglaterra, retornam após a detonação segura de uma bomba da Segunda Guerra Mundial.
Milhares de pessoas foram ordenadas a deixar suas casas em Plymouth, uma cidade na costa sul da Inglaterra, quando foi encontrada uma bomba da Segunda Guerra Mundial. Após vários dias de transtorno, os residentes puderam finalmente retornar.
Descoberta da bomba provoca evacuação massiva
O dispositivo, descoberto na terça-feira, pesava 500 kg e foi considerado um dos maiores encontrados no Reino Unido em tempo de paz. A evacuação afetou mais de 10.000 pessoas, que tiveram que deixar a área ao redor de Keyham enquanto veículos militares transportavam a bomba.
Jenny Dunn, uma residente que foi evacuada, descreveu a experiência como difícil. Ela contou à BBC: “Foi desafiador em alguns momentos, mas Keyham sempre se une. As ajudas que foram destinadas aos residentes foram incríveis. Foi difícil, mas foi o melhor que poderia ser dada a situação”.
Detonação segura da bomba permite o retorno dos residentes
Especialistas em desarmamento de bombas trabalharam incansavelmente para avaliar a condição do dispositivo, um modelo de bomba alemã SC-500 lançada de aeronave, que foi encontrada em um jardim na St Michael Avenue.
Na sexta-feira, um comboio militar transportou a bomba não detonada através de uma área residencial densamente povoada até o ponto de embarque do Ferry de Torpoint, onde foi levada para o mar. Lá, foi detonada com segurança às 21h51 (horário de Greenwich).
Elle Clarke, uma moradora que precisou deixar seus animais de estimação em casa durante a evacuação, expressou alívio ao ser informada de que poderia retornar. “Foi inconveniente, mas estou aliviada por haver uma conclusão para a situação”, disse ela.
Agradecimentos aos militares envolvidos na operação
Grant Shapps, Secretário de Defesa do Reino Unido, agradeceu a todos os militares envolvidos na operação. “Gostaria de expressar meu agradecimento a todo o nosso pessoal envolvido nesta operação altamente complexa, que trabalhou dia e noite nesta semana para manter o público seguro e minimizar o risco de danos, bem como ao público pela sua paciência e cooperação”, disse ele.
Tudor Evans, líder do Conselho da Cidade de Plymouth, destacou que “os últimos dias serão lembrados na história de Plymouth”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)