Peru “está sangrando” com a irresponsabilidade de Castillo, diz Boluarte
A presidente do Peru, Dina Boluarte, responsabilizou Pedro Castillo pela crise que tomou conta do país...
A presidente do Peru, Dina Boluarte, responsabilizou Pedro Castillo pela crise que tomou conta do país.
Em entrevista à imprensa estrangeira nesta terça-feira (24), a chefe de Estado disse que o Peru “está sangrando” em função da irresponsabilidade de seu antecessor.
“Aqui não há vítima, senhor Castillo. Aqui há um país que está sangrando como resultado de sua irresponsabilidade”, afirmou.
Boluarte pediu uma “trégua nacional” aos manifestantes que exigem a sua renúncia, o fechamento do Congresso e a realização de eleições gerais.
“Convoco a minha querida pátria para uma trégua nacional para poder estabelecer mesas de diálogo, poder fixar a agenda de cada região e desenvolver nossos povos. Não me cansarei de chamar por diálogo, paz e unidade”, afirmou.
Boluarte também fez um apelo ao Congresso para que acelere o projeto de antecipação das eleições gerais para 2024.
“O projeto nasceu do Executivo, agora eu chamo o Congresso para priorizar o avanço das eleições […] Vou sair quando os parlamentares votarem e tivermos convocado eleições gerais”, disse.
Desde que a onda de protestos no Peru começou, 54 pessoas morreram no país.
Pedro Castillo foi detido no dia 7 de dezembro, após anunciar o fechamento do Congresso peruano e tentar aplicar um golpe de Estado. O ex-presidente é acusado de conspiração e tráfico de influência em contratos com empreiteiras para obras públicas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)