Zelensky indignado com Guterres, persona non grata em Kiev
Presidente ucraniano se recusa a receber o secretário-geral da ONU após Guterres ter se reunido com Putin à margem da cúpula do Brics
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se recusou receber o secretário-geral das Nações Unidas em Kiev por causa da visita de António Guterres a Kazan, na Rússia, para a cúpula dos Brics, disse um alto funcionário presidencial da Ucrânia à AFP na sexta-feira, 25 de outubro.
“Depois de Kazan, ele (Guterres) queria vir para a Ucrânia, mas o presidente não confirmou a sua visita”, devido à “humilhação” infligida ao direito internacional em Kazan, disse este responsável à AFP falando sob condição de anonimato.
Leia também: Zelensky usa camisa com os dizeres: “Make Russia small again”
António Guterres viajou para a Rússia na quinta-feira, 24 de outubro, para se encontrar com o ditador Vladimir Putin, à margem da cúpula dos Brics. O secretário-geral da ONU conversou com Putin, reiterando “a sua posição de que a invasão russa da Ucrânia” foi uma “violação” do direito internacional, segundo um comunicado do gabinete do seu porta-voz.
“Questões atuais da agenda internacional”
Antes da reunião entre Guterres e Putin, o Kremlin comunicou que e encontro “além das atividades da ONU” também se concentraria em “questões atuais da agenda internacional”, incluindo “a crise no Oriente Médio e a situação na Ucrânia”.
O Kremlin, porém, não forneceu informações posteriores sobre o conteúdo das suas discussões presenciais.
Antes da reunião, António Guterres apelou novamente aos participantes da cimeira por “uma paz justa” na Ucrânia, repetindo as palavras do Presidente Zelensky sobre o seu “plano de vitória”.
Também antes destas conversações bilaterais, Kiev tinha criticado a “má escolha” do Secretário-Geral de ir a Kazan, apenas “prejudicando a reputação da ONU”.
“O Secretário-Geral da ONU rejeitou o convite da Ucrânia para a primeira cimeira de paz global na Suíça. No entanto, ele aceitou o convite do criminoso de guerra Putin para ir a Kazan”, afirmou o ministério ucraniano na plataforma de serviço online X.
Soldados norte-coreanos lutarão neste domingo na Ucrânia
Os soldados norte-coreanos começarão a lutar contra as tropas ucranianas a partir de domingo, disse na sexta-feira, 25, Zelensky, exigindo “pressão tangível” do Ocidente sobre Moscou e Pyongyang devido a esta “escalada”.
“De acordo com nossos serviços de inteligência, de 27 a 28 de outubro, a Rússia usará as primeiras tropas norte-coreanas em zonas de combate”, disse ele em canal no Telegram.
Leia mais: EUA declaram tropas norte-coreanas na Ucrânia “alvos legítimos”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)