Pepe Mujica diagnosticado com tumor no esôfago
“Vou continuar militando com meus companheiros, fiel à minha maneira de pensar e entretido com meus legumes, com minhas galinhas”, garantiu o ex-presidente
O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, de 88 anos, revelou na segunda-feira, 29, que foi diagnosticado com um tumor de esôfago. Em coletiva de imprensa, ele afirmou que continuará militando, mas não deu detalhes da gravidade da doença, nem de como será seu tratamento.
Mujica contou que foi diagnosticado quando foi fazer um check-up na última sexta, 26. Ele explicou que o tratamento é complexo devido a uma doença imunológica que ele tem há mais de 20 anos. “Isso afetou, entre outras coisas, os rins, o que cria óbvias dificuldades para quimioterapia e cirurgia”, explicou.
Ele disse que ainda está avaliando o tratamento pelo qual passará, mas não deu detalhes: “Não sou médico, não tenho ideia do que vão fazer. De medicina não me perguntem nada”, disse aos jornalistas.
“Vou continuar militando com meus companheiros, fiel à minha maneira de pensar e entretido com meus legumes, com minhas galinhas”, garantiu o ex-presidente, afirmando que enquanto aguentar se manterá ativo.
Ele deu a entender, no entanto, que vê a morte se aproximar. “Mais de uma vez na minha vida a morte andou rondando a cama, mas continuou próxima todos esses anos. Certamente, por razões óbvias, desta vez a foice vem em punho e veremos o que acontece”, disse o ex-presidente.
O presidente Lula postou em sua rede social uma mensagem de apoio ao ex-presidente uruguaio:
“Ao irmão Mijica, minha admiração e solidariedade. Você é um farol na luta por um mundo melhor. Sempre estivemos juntos nos momentos bons e nos momentos difíceis. Muito carinho e força, emus e de Janja, para você e Lucia”, escreveu o presidente.
Quem é Pepe Mujica?
José Alberto Mujica Cordano, Pepe Mujica, nasceu em Montevidéu, em 20 de maio de 1935. Descendente de bascos e de italianos, filho de pequenos agricultores. Em 1962 criou um grupo chamado União Nacional, que trabalhava junto ao Partido Socialista. Em seguida, ingressou no Movimento de Libertação Nacional –Tupamaros–, que desenvolvia ações militares.
Foi preso quatro vezes e fugiu duas vezes do Presídio de Punta Carretas. No total, passou quase quinze anos na prisão, onze dos quais num calabouço, como refém da ditadura. Saiu da prisão graças à anistia decretada em 1985.
Foi eleito deputado em 1994, senador, em 1999. Em 2004, o seu grupo tornou-se majoritário dentro da Frente Ampla. Em 2005, foi designado ministro da Agricultura do governo Tabaré Vázquez.
Mujica foi eleito presidente em segundo turno em outubro de 2009, e tomou posse em março de 2010.
Mujica recusou-se a morar no palácio presidencial, preferindo continuar a viver em seu pequeno sítio, na periferia da capital, onde cultiva flores. Seu governo aprovou uma lei que legalizou a venda de maconha no país. Em razão de seu estilo austero de vida e de suas declarações tidas por humanistas, tornou-se um dirigente conhecido mundialmente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)