“Parte da esquerda não aprende lições”, diz Mujica
O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica, que defende eleições gerais na Venezuela, com um forte monitoramento internacional, deu uma entrevista à BBC Mundo. Leia este trecho: "BBC - Ao mesmo tempo em que a crise na Venezuela se aprofundou, vários governos de esquerda na América Latina perderam voto popular. Há uma...
O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, que defende eleições gerais na Venezuela, com um forte monitoramento internacional, deu uma entrevista à BBC Mundo.
Leia este trecho:
“BBC – Ao mesmo tempo em que a crise na Venezuela se aprofundou, vários governos de esquerda na América Latina perderam voto popular. Há uma conexão? O que acontece na Venezuela prejudica a esquerda latino-americana?
José Mujica – Sim, claro que sim. Há uma velha confusão entre socializar e estatizar que desemboca na burocracia, uma doença humana que fez até Roma padecer. E existe uma parcela da esquerda latino-americana e mundial que não aprende as lições da história.
Isso não significa que seja preciso abandonar a bandeira da luta pela redução da desigualdade. O crescimento substancial joga a favor da economia transnacional e do mundo financeiro, e as classes médias estão congeladas e em perigo no mundo todo. A luta pela igualdade se justifica mais que nunca. Não pela igualdade absoluta, mas para reduzir os abismos.”
Mujica não aprende a lição de que é preciso reduzir não necessariamente a desigualdade, mas a pobreza, para evitar que todos sejam iguais na miséria, como ocorre nos regimes socialistas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)