Para entender a derrota militar russa
Quer entender a derrota militar de Vladimir Putin? Leia o relato do correspondente do Wall Street Journal, Yaroslav Trofimov, sobre os dois dias de batalha em Voznesensk. Os 400 soldados russos de uma brigada de infantaria naval baseada na Crimeia planejavam bombardear a cidadezinha e tomá-la em algumas horas. Resultado: 100 soldados russos mortos, 30 dos 43 blindados completamente destruídos e um helicóptero derrubado...
Quer entender a derrota militar de Vladimir Putin?
Leia o relato do correspondente do Wall Street Journal, Yaroslav Trofimov, sobre os dois dias de batalha em Voznesensk.
Os 400 soldados russos de uma brigada de infantaria naval baseada na Crimeia planejavam bombardear a cidadezinha e tomá-la em algumas horas. Resultado: 100 soldados russos mortos, 30 dos 43 blindados completamente destruídos e um helicóptero derrubado.
“O desempenho dos defensores ucranianos contra um inimigo muito mais bem armado e numa região predominantemente de língua russa foi bem-sucedido em parte devido ao amplo apoio popular à causa ucraniana”, explica a reportagem.
O prefeito de Voznesensk, que antes da guerra trabalhava como corretor de imóveis e agora é comandante militar, disse:
“Todo mundo está unido contra o inimigo comum. Estamos defendendo nossa própria terra. Estamos em casa”.
O comandante das tropas especiais ucranianas, que venceu os russos, descreveu a batalha:
“Não tínhamos um único tanque contra eles, apenas granadas, mísseis Javelin e a ajuda de artilharia. Os russos não esperavam que fôssemos tão fortes. Foi uma surpresa para eles (…). Os russos receberam ordens para entrar, prender e aguardar mais instruções. Mas eles não tinham ordens sobre o que fazer em caso de derrota. Isso eles não planejaram”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)