Papa elogia a “grande Rússia”, e o Kremlin aplaude
O Kremlin agradeceu ao papa Francisco pela ode que ele fez à “herança da grande Rússia”, em mais uma gafe do pontífice sobre a invasão russa à Ucrânia...
O Kremlin agradeceu ao papa Francisco pela ode que ele fez à “herança da grande Rússia”, em mais uma gafe do pontífice sobre a invasão russa à Ucrânia. Em improviso durante discurso feito por vídeo (foto) a jovens de São Petersburgo na última sexta (25), Francisco louvou o extinto Império Russo e seus monarcas.
“Não esqueçam sua herança. Vocês são os herdeiros da grande Rússia, a grande Rússia dos santos, dos reis, a grande Rússia de Pedro, o Grande, de Catarina 2ª, o grande Império Russo, culto, tanta cultura, tanta humanidade. Vocês são os herdeiros da grande Mãe Rússia. Adiante!”, disse o pontífice.
Dmitri Peskov, o porta-voz de Vladimir Putin, agradeceu pelas palavras do papa nesta terça (29). O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, tentou reduzir danos dizendo que o papa não pretendia “exaltar lógicas imperialistas”. Mas o estrago já estava feito —a Chancelaria da Ucrânia chamou de “profundamente lamentável” a fala de Francisco.
LEIA MAIS na Crusoé; assine a revista e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)