Papa acaba com foro privilegiado de bispos e cardeais
Um dia depois de decretar novas regras de conduta para os funcionários do Vaticano com o intuito de combater a corrupção, o papa Francisco publicou hoje uma norma que acaba com o foro privilegiado de bispos e cardeais. Até então, quando acusados de crimes comuns, esses religiosos da alta hierarquia da Igreja Católica tinham o direito de recorrer a uma corte presidida por um cardeal...
Um dia depois de decretar novas regras de conduta para os funcionários do Vaticano com o intuito de combater a corrupção, o papa Francisco publicou hoje uma norma que acaba com o foro privilegiado de bispos e cardeais.
Até então, quando acusados de crimes comuns, esses religiosos da alta hierarquia da Igreja Católica tinham o direito de recorrer a uma corte presidida por um cardeal. Agora, irão para a vala comum da primeira instância como qualquer outro, ainda que o pontífice continue tendo que autorizar a abertura do processo.
O decreto com força de lei editado nesta sexta-feira (30) pela Santa Sé diz que a mudança é para deixar claro que todos “têm igual dignidade” e devem colaborar na “edificação da Igreja”. O papa afirma, ainda, que “alguns privilégios históricos não refletem as responsabilidades atuais”.
Aos poucos, o argentino vai conseguindo fazer a principal reforma a que se propôs ao assumir o papado: a de mexer com os brios dos purpurados.
Ontem, Sergio Moro foi ao Twitter elogiar a postura do chefe da Igreja. “O avanço mundial e progressivo de políticas anticorrupção é infalível. É necessário ter um pouco de fé, mesmo em momentos difíceis”, escreveu o ex-juiz, replicando notícia de O Antagonista sobre o assunto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)