Pablo Neruda morreu envenenado, diz sobrinho citando relatório
Um painel internacional de cientistas concluiu que Pablo Neruda (foto) morreu envenenado, afirmou um sobrinho do poeta chileno na madrugada de segunda-feira (13) para esta terça (14)...
Um painel internacional de cientistas concluiu que Pablo Neruda (foto) morreu envenenado, afirmou um sobrinho do poeta chileno na madrugada de segunda-feira (13) para esta terça (14).
Neruda faleceu em 23 de setembro de 1973, dois anos após ganhar o Nobel da Literatura e exatos 12 dias depois da chegada do ditador Augusto Pinochet ao poder. O poeta era comunista, tendo mesmo servido mandato de senador pelo Partido Comunista do Chile.
No atestado de óbito oficial, a causa da morte consta como câncer de próstata.
Essa é a terceira investigação sobre a morte do poeta. A primeira, aberta pela Justiça chilena em 2011, descartou a versão oficial, enquanto a segunda investigação, em 2013, revalidou o atestado.
O caso é semelhante ao da morte do ex-presidente Salvador Allende, deposto pelo golpe de Pinochet.
Após anos de investigação oficial, a Suprema Corte determinou o encerramento do inquérito com conclusão favorável à versão oficial, segundo a qual ele se suicidou em La Moneda, sede da Presidência, durante o golpe.
A outra versão afirmava que ele teria sido executado pelos militares no cerco.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)