Os infinitos túneis do Hamas
Com mais 100 dias de combate ao Hamas em Gaza, o Exército de Israel revisou sua estimativa sobre a extensão da rede de túneis construída pelo grupo terrorista no subsolo da Faixa de Gaza, que tem apenas 40 quilômetros...
Com mais 100 dias de combate ao Hamas em Gaza, o Exército de Israel revisou sua estimativa sobre a extensão da rede de túneis construída pelo grupo terrorista no subsolo da Faixa de Gaza, que tem apenas 40 quilômetros.
Segundo o New York Times, os militares avaliam que a rede tenha entre 560 e 720 quilômetros de extensão, ante os 400 quilômetros estimados até dezembro de 2023.
Dois oficiais afirmaram ao jornal americano que há cerca de 5.700 poços separados que levam aos túneis.
“O Hamas utilizou o tempo e os recursos ao longo dos últimos 15 anos para transformar Gaza numa fortaleza”, disse Aaron Greenstone, ex-oficial da CIA que trabalhou no Oriente Médio, ao jornal.
Autoridades de inteligência israelenses avaliaram recentemente que havia cerca de 160 quilômetros de túneis logo abaixo de Khan Yunis, a maior cidade do sul de Gaza.
Além disso, um relatório de 2015 indicou que o grupo terrorista gastou mais de 3 milhões de dólares em túneis em toda a Faixa de Gaza, muitos deles construídos sob infraestruturas civis, como escolas e hospitais.
Teia de aranha
Em entrevista coletiva após ser libertada pelo Hamas, Yocheved Lifshitz, de 85 anos, disse que os terroristas mantêm uma “teia de aranha” embaixo de Gaza.
Os tipos de túneis do Hamas
Como mostrou Crusoé, há três tipos de túneis na Faixa de Gaza. O primeiro é o dos que foram feitos para viabilizar a entrada em território israelense. O segundo é o que permitia aos terroristas se moverem dentro do território. São menores e comunicam as várias trincheiras.
O terceiro tipo é o de túneis estratégicos, maiores, construídos para ter uma base terrorista, para esconder os líderes terroristas do Hamas e armazenar armamento.
Em 1° de janeiro, o major Rafael Rosenshein, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, revelou a descoberta de um túnel com quatro quilômetros de comprimento e profundidade de 50 metros, o equivalente a um prédio de treze andares. Para percorrê-lo em sua totalidade, é preciso caminhar por 10 minutos.
Esse túnel reúne características dos três tipos, e conecta escolas, mesquitas e hospitais.
“A Faixa de Gaza pode ser dividida em duas partes. A Gaza inferior e a Gaza superior. Enquanto os palestinos imploravam para construir hospitais, escolas e creches, os terroristas do Hamas utilizavam milhões de dólares para construir esses túneis subterrâneos. Este túnel, por exemplo, tem até largura para passar veículos. Este túnel tem ventilação, tem capacidade de comunicação, de energia e encanamento de água”, disse Rosenshein.
Assista à entrevista com o major no Papo Antagonista, por Felipe Moura Brasil:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)