Os desafios dos carros elétricos na Califórnia
Califórnia enfrenta desafios com carros movidos a hidrogãnio, também por conta da falta de infraestrutura de abastecimento, que dificulta a adoção.
Existem muitos defensores das novas tecnologias para automóveis, especialmente aquelas que causam menos impacto ambiental. No entanto, nunca se pode afirmar que essa transição seria fácil. No caso dos veículos elétricos, já há situações complicadas de abastecimento, especialmente nos Estados Unidos. Com os carros movidos a célula de combustível de hidrogênio, o cenário não é muito diferente.
Os carros movidos a hidrogênio têm uma vantagem clara sobre os elétricos: um tanque cheio permite percorrer mais de 500 quilômetros, dependendo do modelo. Além disso, o tempo necessário para abastecer é de apenas 5 minutos, ao contrário dos veículos elétricos, que podem levar horas para carregar. No entanto, as desvantagens têm se sobressaído na Califórnia.
Infraestrutura de Abastecimento de Hidrogênio: A Grande Dificuldade
Os maiores problemas enfrentados pelos donos de carros movidos a hidrogênio na Califórnia são o custo elevado do combustível e a escassa infraestrutura de abastecimento. Um quilo de hidrogênio custa em média US$ 20, enquanto um galão de gasolina custa cerca de US$ 5. Além disso, o estado possui apenas 54 pontos de abastecimento, muito aquém do prometido.
Quais são as perspectivas para o número de postos de hidrogênio?
A previsão era de que a Califórnia tivesse 200 pontos de abastecimento até 2025, mas é improvável que essa meta seja atingida. Isso tem resultado em frustração para muitos proprietários, que têm deixado os seus veículos na garagem ou optado por comprar outros carros para o uso diário, gerando alguns processos judiciais contra as montadoras.
Feedback dos Proprietários: Insatisfação Generalizada
Os proprietários do Toyota Mirai, por exemplo, são unânimes em elogiar o carro. Acham-no bonito, tecnológico e eficiente. No entanto, a realidade da infraestrutura é bem diferente do que foi prometido pela fabricante. Ryan Kiskis relata ter sido enganado pelos vendedores, que garantiram que os pontos de abastecimento seriam convenientes e disponíveis.
O aposentado Bryan Caluwe compartilha uma experiência similar. Ele ficou sem combustível durante uma viagem e teve de voltar para casa de guincho porque o único ponto de abastecimento no caminho estava inoperante. Este tipo de inconveniente tem sido comum, dificultando a vida dos proprietários de carros a hidrogênio.
O Papel das Montadoras e do Governo
A Toyota e a Hyundai, principais fabricantes de carros movidos a hidrogênio na Califórnia, têm tentado lidar com a insatisfação de seus clientes. A Toyota afirmou ao The Times que está comprometida com a satisfação do cliente e está avaliando como pode melhorar o suporte aos proprietários. Já a Hyundai destacou a sua preocupação com a infraestrutura e mencionou sua colaboração com agências governamentais para melhorar a situação.
A Comissão de Energia da Califórnia, responsável por criar novos pontos de abastecimento, tem falhado em suas obrigações. Até agora, quase 18 mil carros com célula de combustível foram comprados ou alugados no estado, mais de 10 mil deles desde 2020. No entanto, apenas duas novas estações de hidrogênio foram inauguradas desde então.
Impacto Nas Metas Ambientais
Essa situação afeta negativamente todos os envolvidos. Os proprietários ficam frustrados por não conseguirem utilizar seus carros, as montadoras sofrem com a queda nas vendas, e o governo vê suas metas ambientais se afastarem. A Califórnia quer tornar-se um estado neutro em carbono até 2045, mas com o atual ritmo, alcançar essa meta é praticamente impossível.
Para finalizar, os desafios enfrentados pelos carros movidos a hidrogênio na Califórnia mostram que, apesar das vantagens dessa tecnologia, ainda há muita estrada pela frente. A melhora na infraestrutura de abastecimento é essencial para que esse tipo de veículo se torne uma alternativa viável e sustentável.
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