Opositor russo Navalny é condenado por fraude e desacato
Alexei Navalny (foto), principal opositor de Vladimir Putin, foi considerado culpado por fraude e desacato em julgamento realizado nesta terça (22) em Moscou, o que abre caminho para a ampliação de sua pena...
Alexei Navalny (foto), principal opositor de Vladimir Putin, foi considerado culpado por fraude e desacato em julgamento realizado nesta terça (22) em Moscou, o que abre caminho para a ampliação de sua pena.
O Ministério Público russo havia solicitado, na semana passada, que a pena de 2 anos e 8 meses de prisão, que Navalny cumpre há pouco mais de 1 ano por supostamente ter violado a liberdade condicional, fosse aumentada para 13 anos.
No novo processo, os promotores acusam Navalny de ter desviado mais de US$ 4,7 milhões de doações para as organizações que lidera. A juíza Margarita Kotova o declarou culpado desde o início da leitura da sentença, que pode durar horas até o anúncio da pena.
“Navalny cometeu uma fraude, o roubo da propriedade de outras pessoas por parte de um grupo organizado. O réu demonstrou falta de respeito no tribunal, insultando um juiz”, disse ela.
Após o veredicto, Navalny pode ser transferido, a pedido do MP, para uma prisão mais afastada de Moscou e com piores condições. O opositor de Putin considera as acusações fictícias e alega que elas que foram ordenadas pelo Kremlin para mantê-lo na prisão por mais tempo. Em 2020, o ativista foi envenenado e passou vários meses em recuperação na Alemanha.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)