Oposição a Maduro denuncia “onda de perseguição” na Venezuela
Partido de María Corina Machado fez alerta para a comunidade internacional neste sábado, véspera das eleições na Venezuela
O Vente Venezuela (VV), partido de María Corina Machado, denunciou neste sábado, 27 de julho, véspera das eleições no país, que o regime de Nicolás Maduro desencadeou uma “onda de repressão” contra líderes políticos em vários estados.
“Neste momento, as forças do regime estão iniciando uma onda de perseguição e intimidação contra os líderes políticos em vários estados do país”, diz comunicado do Comitê de Direitos Humanos do VV divulgado no X.
“Alertamos a comunidade internacional para esta situação e exigimos o fim da perseguição”, acrescenta a nota.
Em outras publicações, o partido compartilhou fotos de casas pichadas com mensagens contra a oposição.
“A ‘Fúria Bolivariana’ continua vandalizando espaços para gerar medo e incerteza na população. No entanto, os cidadãos estão determinados a exercer o seu direito de voto.”
Previsto para este domingo, 28, o pleito venezuelano já está marcado pela proibição de candidaturas de oposição e de veículos críticos à ditadura de Maduro.
Pessoas credenciadas como observadores não estão tendo acesso a locais de votação, e um avião com ex-presidentes da América Latina críticos ao regime foi impedido de pousar em Caracas.
Segundo a ONG venezuelana Acesso à Justiça, 125 pessoas foram detidas por razões políticas, sendo 102 ligadas à líder da oposição, María Corina Machado. Seis pessoas da direção do partido de María Corina refugiaram-se na Embaixada da Argentina, em Caracas.
Outros 46 venezuelanos foram presos por prestar serviços ou vender produtos para a oposição durante os comícios da oposição pelo país ou em eventos públicos.
O candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, e a líder da oposição, María Corina, têm enfrentado bloqueio de estradas para chegar aos comícios. Frentistas de postos de gasolina se recusam a abastecer seus carros com medo de represálias. A equipe também teve carros vandalizados por chavistas. Um imóvel em que eles estavam hospedados foi assaltado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)