ONU alerta para risco nuclear na Ucrânia
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou neste sábado (22) estar “profundamente” preocupada com o aumento de combates em torno da central nuclear ucraniana de...
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou neste sábado (22) estar “profundamente” preocupada com o aumento de combates em torno da central nuclear ucraniana de Zaporizhzhia.
De acordo com o diretor-geral do órgão da ONU, Rafael Grossi, os especialistas da missão da agência “têm, na última semana, ouvido quase todos os dias os sons de bombardeios”. Em comunicado, Grossi afirmou que, em um dos ataques, a equipe teve de procurar refúgio para evitar ser atingida.
A central nuclear de Zaporizhzhia foi ocupada pelas tropas russas em março de 2022.
“Vi sinais claros de preparativos militares na área quando visitei a usina nuclear de Zaporizhzhia há pouco mais de três semanas”, disse o diretor-geral da AIEA.
“Desde então, os nossos especialistas no local relatam frequentemente ter ouvido detonações, às vezes sugerindo bombardeios pesados não muito longe do local onde se encontram. Estou profundamente preocupado com a situação”, acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)