OMS libera vacinação ampla contra malária para crianças na África
A OMS recomendou nesta quarta-feira (6) a vacinação ampla de crianças com malária para populações de regiões com altas taxas de transmissão, como a África Subsaariana. A decisçao, considerada histórica, foi tomada após resultados preliminares de um programa piloto que segue em andamento em Gana, Quênia e Malaui...
A OMS recomendou nesta quarta-feira (6) a vacinação ampla de crianças com malária para populações de regiões com altas taxas de transmissão, como a África Subsaariana, onde morrem anualmente cerca de 260 mil pessoas com menos de cinco anos.
A decisao, considerada histórica, foi tomada após resultados preliminares de um programa piloto que segue em andamento em Gana, Quênia e Malaui. O estudo abrangeu mais de 800 mil crianças desde 2019. Mais de 2 milhões de doses de um total de 10 milhões previstas já foram aplicadas.
A indicação da OMS é para aplicação da vacina “RTS,S/AS01” em um esquema de 4 doses em crianças a partir dos cinco meses.
“Este é um momento histórico. A tão aguardada vacina contra a malária para crianças é um avanço para a ciência, a saúde infantil e o controle da malária“, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.
Segundo a entidade, agora será necessário definir as fontes de custeio para financiar a distribuição da vacina. Além disso, espera-se a inclusão do imunizante como parte das estratégias nacionais de vacinação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)