OMS confirma 780 casos da varíola dos macacos em 27 países
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou neste domingo (5) que 780 casos da varíola dos macacos foram registrados em ao menos 27 países fora da África. O número se refere apenas aos casos identificados em locais onde a doença não é endêmica...
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou neste domingo (5) que 780 casos da varíola dos macacos foram registrados em ao menos 27 países fora da África. O número se refere apenas aos casos identificados em locais onde a doença não é endêmica.
“A repentina e inesperada aparição de varíola dos macacos simultaneamente em variados países onde a doença não é endêmica sugere a possibilidade de transmissão desconhecida já por algum tempo, seguida de eventos recentes que espalharam o vírus”, diz comunicado da OMS.
O órgão avalia que o risco global causado pelos surtos é moderado.
Como mostramos, a OMS não acredita que o surto de varíola dos macacos fora da África se torne uma pandemia. A entidade analisa se o surto deve ser classificado como uma “potencial emergência de saúde pública de interesse internacional” ou PHEIC. Caso isso ocorra, a medida acelerará o financiamento de pesquisas e medidas para conter a doença.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)