OMS: casos de varíola dos macacos podem ser a “ponta do iceberg”
A Organização Mundial da Saúde advertiu que os cerca de 200 casos da varíola dos macacos confirmados no mundo podem ser apenas “a ponta do iceberg”. Apesar do alerta, a agência avaliou que não há motivos para as pessoas entrarem em “pânico”. “Não sabemos se estamos vendo apenas a ponta do...
A Organização Mundial da Saúde advertiu que os cerca de 200 casos da varíola dos macacos confirmados no mundo podem ser apenas “a ponta do iceberg”. Apesar do alerta, a agência avaliou que não há motivos para as pessoas entrarem em “pânico”.
“Não sabemos se estamos vendo apenas a ponta do iceberg. Ainda estamos no início desse evento (…) Sabemos que teremos mais casos nos próximos dias (…), mas não há necessidade de pânico”, afirmou nesta sexta-feira (27) Sylvie Briand, chefe de Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da OMS.
Ainda de acordo com Briand, investigações preliminares não indicam que o vírus tenha sofrido algumas mutações.
“Temos uma boa oportunidade para deter a transmissão agora. Se implementarmos as medidas adequadas, provavelmente, vamos conseguir conter isso facilmente”, afirmou.
Os casos até agora foram identificados em mais de 20 países de regiões fora da África Central e Ocidental, onde a varíola dos macacos é uma doença endêmica.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)