Obama, sobre desistência de Biden: “Prova de amor pelo país”
A declaração do ex-presidente dos EUA não inclui endosso à vice-presidente Kamala Harris como a nova candidata democrata
O ex-presidente Barack Obama (foto) manifestou neste domingo, 21 de julho, seu apoio a Joe Biden depois de ele desistir da corrida eleitoral de 2024 e o descreveu como “um patriota da mais alta ordem”.
“Eu sei que Joe nunca desistiu de uma briga”, afirmou Obama em comunicado divulgado pelo gabinete de Barack e Michelle Obama.
“Para ele, olhar para o cenário político e decidir que deveria passar a tocha para um novo candidato é certamente uma das coisas mais difíceis de sua vida. Mas sei que ele não tomaria esta decisão a menos que acreditasse que era certa para a América. É uma prova do amor de Joe Biden pelo país – e um exemplo histórico de um servidor público genuíno, mais uma vez colocando os interesses do povo americano à frente dos seus próprios, que as futuras gerações de líderes farão bem em seguir”, acrescentou.
“Navegaremos em águas desconhecidas nos próximos dias. Mas tenho uma confiança extraordinária de que os líderes do nosso partido serão capazes de criar um processo do qual apareça um candidato notável. Acredito que a visão de Joe Biden de uma América generosa, próspera e unida, que ofereça oportunidades para todos, estará plenamente exposta na Convenção Democrata, em agosto. E espero que cada um de nós esteja preparado para levar essa mensagem de esperança e progresso até Novembro e mais além.”
A declaração não inclui endosso da vice-presidente Kamala Harris como a nova candidata democrata.
Mais cedo, Biden anunciou que não buscará a reeleição e apoiou a vice-presidente Kamala Harris para que seja indicada pelo Partido Democrata.
“Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso”, disse Biden em uma publicação no X.
Ele disse ainda que escolher Kamala Harris como sua companheira de chapa em 2020 “foi a melhor decisão que tomei”.
Obama reconhece fiasco de Biden em debate
O ex-presidente americano Barack Obama reconheceu o fiasco da performance de Biden no debate presidencial de 27 de junho.
“Noites de debate ruins acontecem. Confie em mim, eu sei. Mas esta eleição ainda é uma escolha entre alguém que lutou pelas pessoas comuns durante toda a sua vida e alguém que só se preocupa consigo mesmo. Entre alguém que fala a verdade; que distingue o certo do errado e o transmitirá diretamente ao povo americano – e alguém que mente descaradamente para seu próprio benefício”, afirmou Obama no X em 28 de junho.
“A noite passada não mudou isso, e é por isso que há tanta coisa em jogo em novembro”, acrescentou, em referência ao dia da eleição presidencial, 5 de novembro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)