O “Newton” de Gaza: adolescente cria Turbina Eólica em meio à guerra
Descubra a incrível história de Hussam Al-Attar, o 'Newton de Gaza', um adolescente palestino que cria sua própria turbina eólica e fonte de luz em meio à guerra.
Num gesto de resiliência e criatividade, um adolescente palestino deslocado cria sua própria fonte de luz, em meio à escuridão trazida por um conflito bélico. Hussam Al-Attar, de apenas 15 anos, é conhecido pelas pessoas ao seu redor como o “Newton” de Gaza, como reconhecimento por sua engenhosidade.
Superando as adversidades com inovação
Utilizando-se de dois ventiladores recolhidos em um mercado de sucata, Hussam Al-Attar conseguiu criar algo surpreendente: suas próprias turbinas eólicas. O sistema, embora simples, lhe permite gerar eletricidade suficiente para iluminar a tenda onde vive com sua família, deslocada pelo assalto israelense em Gaza.
“Eles começaram a me chamar de ‘Newton de Gaza’ devido à semelhança entre mim e Newton”, disse Al-Attar. “Newton estava sentado debaixo de uma macieira quando uma maçã caiu em sua cabeça e ele descobriu a gravidade. E nós aqui estamos vivendo na escuridão e na tragédia, com foguetes caindo sobre nós. Portanto, pensei em criar luz e o fiz”, explica o jovem que, apesar da pouca idade, demonstra aptidão e vivência para além do que seus anos permitem.
Sustentabilidade e solidariedade em tempos de guerra
Em tempos de guerra, a engenhosidade do jovem mostra uma alternativa para lidar com momentos de crise energética. Mais da metade da população de 2,3 milhões de pessoas de Gaza estão agora em Rafah, no extremo sul do território, junto à cerca que separa a região do Egito. A família de Al-Attar, como muitas outras, segue vivendo em condições de deslocamento e escassez. Para elas, a invenção de Al-Attar traz um pouco de alento.
Al-Attar, apesar das adversidades presentes, ainda permanece determinado em relação ao futuro. “Estou muito feliz que as pessoas deste acampamento me chamem de Newton de Gaza, porque espero realizar meu sonho de me tornar um cientista como Newton e criar uma invenção que beneficiará não apenas as pessoas da Faixa de Gaza, mas o mundo inteiro”, disse Al-Attar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)