O filé mignon vietnamita e o Facebook
A Meta, de Mark Zuckerberg, teve de explicar por que o Facebook baniu globalmente a hashtag #saltbae, do chef turco Nusret Gokce, depois que circulou um vídeo em que ele serve um pedaço de filé coberto de pó de ouro ao general vietnamita To Lam, ministro da Segurança Pública e futuro líder do Partido Comunista do Vietnã...
A Meta, de Mark Zuckerberg, teve de explicar por que o Facebook baniu globalmente a hashtag #saltbae, do chef turco Nusret Gokce, depois que circulou um vídeo em que ele serve um pedaço de filé coberto de pó de ouro ao general vietnamita To Lam, ministro da Segurança Pública e futuro líder do Partido Comunista do Vietnã.
Lam, que esteve na COP-26 em Glasgow, Escócia, jantava no restaurante do chef celebridade. O vídeo foi postado pelo próprio Gokce no TikTok, mas depois retirado. Cópias circularam freneticamente nas rede de Zuckerberg, provocando indignação no Vietnã.
O filé Tomahawk com cobertura de ouro custa 1.450 libras (US$ 1.960). O Vietnã é definido como um país de renda média baixa pelo Banco Mundial. Um ministro no país recebe um salário oficial mensal de cerca de 16 milhões de dong (US$ 705,47).
Gokce questionou a Meta, que hoje restabeleceu a circulação da tag. “Desbloqueamos esta hashtag no Facebook e estamos investigando por que isso aconteceu”, disse um porta-voz da plataforma.
Segundo a Reuters, a Meta não quis comentar se o governo vietnamita solicitou a remoção do vídeo. O Vietnã opera uma das maiores e mais sofisticadas redes de influência online do Sudeste Asiático.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)