Novo Rei da Malásia é coroado em meio a tensões políticas
Sultan Ibrahim é coroado o 17º rei da Malásia em meio a tensões políticas, prometendo um papel ativo na política do país.
Em cerimônia oficial realizada no palácio nacional, em Kuala Lumpur, ocorreu nesta quarta-feira (31) a coroação de Sultan Ibrahim, do estado sureño de Johor, 65 anos, como o 17º rei da Malásia.
Apesar da monarquia ter uma função primordialmente cerimonial na Malásia, seu poder e influência intensificou-se nos últimos anos, levando a usos mais frequentes do poder discricionário do rei para mitigar a instabilidade política.
Um sistema único de monarquia
A Malásia possui um sistema monarquico único, em que os líderes das nove famílias reais do país revezam-se para ocupar o trono como “Yang di-Pertuan Agong” a cada cinco anos. Sultan Ibrahim sucede Al-Sultan Abdullah Sultan Ahmad Shah, agora de volta para liderar seu estado natal, Pahang, após término do seu mandato de cinco anos como rei.
O estilo contínuo e sincero de Sultan Ibrahim, assim como sua personalidade destemida levaram a especulações a respeito do papel mais ativo que o rei pode vir a ter na política do país.
Interesses comerciais diversificados
Conhecido por sua vasta coleção de carros e motocicletas de luxo, Sultan Ibrahim possui vastos interesses comerciais que vão do setor de imóveis à mineração. Isso inclui uma participação no Forest City, um projeto de recuperação de terras e desenvolvimento apoiado pela China, avaliado em 100 bilhões de dólares e localizado próximo à Johor.
Antes de sua instalação como rei, Sultan Ibrahim manifestou à imprensa de Singapura, The Straits Times, a sua intenção de ser um monarca ativo e sugeriu que a estatal de petróleo da Malásia, Petroliam Nasional, e a agência anticorrupção do país devem reportar-se diretamente ao rei.
Revivendo projetos estagnados
O rei também falou de seus planos para reviver o projeto paralisado de trem de alta velocidade entre Malásia e Singapura, que contaria com uma passagem na fronteira através de Forest City. Entretanto, estas afirmações foram minimizadas pelo Primeiro Ministro Anwar Ibrahim, que afirmou que todas as opiniões podem ser discutidas sem desregardar a constituição federal.
Além disso, Sultan Ibrahim assume seu posto em meio a um clima de tensão política renovada na Malásia. Desde 2018, com a queda da coalizão Barisan Nasional, que detinha o poder desde a independência do país, a figura do monarca tem exercido um papel cada vez maior na política do país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)