Novo ataque dos EUA contra rebeldes Houthi no Iêmen ameaça escalar o conflito
Urgente! Novo ataque dos EUA contra o Houthis torna iminência de guerra ainda maior, nesse caso...
Os Estados Unidos realizaram novos ataques contra os Houthi no Iêmen na noite de sexta-feira (12), um dia após lançarem uma operação coordenada contra quase 30 locais dos rebeldes Houthi, de acordo com informações de uma autoridade norte-americana.
Objetivo dos ataques
Segundo a mesma fonte, os ataques recentes foram de menor alcance do que os realizados na noite anterior e tinham como alvo um radar usado pelos Houthi. Este grupo rebelde disparou ao menos um míssil balístico contra um navio comercial na sexta-feira.
Ataques internacionais aos Houthi
Na quinta-feira (11), os EUA e o Reino Unido atacaram 28 locais distintos dos Houthi, numa tentativa de diminuir a sua capacidade de atacar navios internacionais no Mar Vermelho, contando com o apoio de Canadá, Austrália, Bahrein e Holanda.
Os EUA alertaram ainda para a possibilidade de uma ação militar adicional caso os Houthis continuassem a lançar ataques de drones e mísseis contra navios comerciais na mesma região.
Resposta dos Houthi
Entretanto, mesmo depois dos ataques liderados pelos EUA, o grupo rebelde apoiado pelo Irã disparou outro míssil contra um navio comercial no Golfo de Aden, a sul do Iêmen.
Esforço para evitar escalada do conflito
John Kirby, coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, afirmou à CNN: “Tudo o que estamos fazendo, tudo o que estamos tentando fazer é evitar qualquer nova escalada”.
A primeira série de ataques liderada pelos EUA teve como alvo instalações de radar e de comando e controle dos Houthis, além de locais usados para armazenamento e lançamento de drones, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos.
Resultados dos ataques
Esses ataques mataram cinco pessoas e feriram outras seis, de acordo com um porta-voz das forças militares Houthi, que prometeram responder, denominando os alvos americanos e britânicos de “legítimos”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)