Nova ofensiva dos EUA contra Houthis no Iêmen reacende tensões no Oriente Médio
Os Estados Unidos realizaram outra rodada de ataques contra os houthis no Iêmen nesta sexta-feira, 19, segundo informações de duas autoridades americanas que...
Os Estados Unidos realizaram outra rodada de ataques contra os Houthis no Iêmen nesta sexta-feira, 19, segundo informações de duas autoridades americanas que preferiram manter o anonimato. Este marca o quarto ataque dos EUA ao grupo rebelde apoiado pelo Irã em menos de uma semana.
Os recentes ataques por parte dos Estados Unidos integram uma série de ações contra os houthis. Estes conflitos ocorrem em meio a um panorama de tensões crescentes no Oriente Médio e do medo que a guerra entre Israel e o Hamas em Gaza possa se espalhar ainda mais na região.
Designação de grupo terrorista
Paralelo a isto, em um comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira (17), o governo dos Estados Unidos anunciou a redesignação dos houthis como uma Entidade Terrorista Global Especialmente Designada (SDGT, na sigla em inglês). Tal decisão é resultado dos contínuos ataques perpetrados pelo grupo armado do Iêmen.
Membros da administração federal reforçaram que atribuir aos houthis a designação de SDGT tem como objetivo principal desencorajar o grupo de efetuar novos ataques no Mar Vermelho. Esta ação demonstra o interesse e o compromisso dos Estados Unidos em manter a paz e a segurança na região.
Em um cenário já marcado por conflitos, a designação do grupo houthis como entidade terrorista acrescenta mais uma camada de complexidade a essa situação. As próximas movimentações do grupo armado são a principal preocupação das autoridades no momento.
Este conteúdo de origem norte-americana foi traduzido e adaptado para o português brasileiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)